ASSOCIAÇÃO PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO BAIRRO JACARE

ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO JACARÉ - FILADÉLFIA-Ba.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Histórico

ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO JACARÉ

“Ontem uma pequena semente, hoje uma grande árvore”.

- Em 1997 foi plantada uma pequena semente, nasce a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Jacaré, com 17 mulheres e dois homens, tendo como objetivo promover atividades culturais, educacionais e sociais.

- Logo em 1998, nasce o 1º broto, uma doação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, para recuperar a cultura artesanal e remédios caseiros, que continua até hoje.

- Ainda em 1998, como alternativa de convivência com o semiárido, foram construídas 3 barragens subterrâneas e 5 cisternas, para captação da água de chuva para os sócios,

- Mas um broto nasce com a idéia de aproveitar as frutas nativas e regionais. As Irmãs realizam o nosso sonho, faz a doação, para a compra da despolpadora e um frízer.

- Vai crescendo a nossa árvore, novamente as Irmãs doam o dinheiro para a compra do terreno para a construção da casa de polpa, vindo do colégio de Vitória Espírito Santo.

- Agora nasce um galho da pequena árvore, em 2001, recebemos da PopulorumProgressio do Papa João Paulo II, uma doação para a compra de uma moto forrageira, a construção da pequena casa de polpas.

- Desde o inicio tivemos a orientação técnica do SEBRAE –EMBRAPA –SENAI e a assessoria da Irmã Rita Rodrigues Pessoa.

-Desde o início há uma grande preocupação com a formação das pessoas, com cursos, viagem de intercâmbio, freiras de empreendedorismo, etc.

- Em 2002, foi inaugurado o Paraíso das Polpas, a árvore vai crescendo,
novos galhos começam a crescer com o despertar dos lavradores (as) na venda das frutas de sua roça.

- Em 2004, surgeà necessidade de ampliar a pequena fabrica, para isso foi feito um projeto para a SECOMP (secretaria de combate à pobreza e as desigualdades sociais), depois de dois anos recebemos através do estado R$ 89.286,60 (oitenta e nove mil, duzentos e oitenta e seis reais e sessenta centavos) para ser ampliada a casa de polpa, construída uma casa de doce e uma Câmara Fria.
- Em 2005, recebemos mais uma doação das Irmãs para a compra do terreno, onde foi construída a casa de farinha, e um dosador semiautomático.

- Em 2007, firmamos o projeto de Compra Antecipada com Doação Simultânea, com a CONAB,(Companhia Nacional de Abastecimento) beneficiando de inicio 18 famílias cadastradas
para vender as frutas da sua roça, e 8 mulheres no trabalho da fabricação das polpas, doando polpas para 14 escolas municipais de Filadélfia, pastoral da criança e creche.
- Hoje o projeto beneficia 45 famílias da agricultura familiar, Escolas municipais de Filadélfia , Sr.do Bonfim,Ponto Novo e Pindobaçu, Associações , creches e Hospitais, no total de 25.000 pessoas, beneficiada com a polpa.
Essa parceria com a CONAB vem melhorando a vida dos (as) produtores (as) e associados, que antes não comercializavam seus produtos, principalmente o umbu fruta nativa da região nordeste, e agora passaram a cultivar e preservar outras frutas que antes não se encontravam na região, como:a goiaba, graviola e abacaxi.
Percebe-se também melhoria na vida desses produtores em relação à educação, moradia e na autoestima. Com a doação dos produtos para as entidades consumidoras, os produtos da associação passaram a serem conhecidos e valorizados pelo o público em geral. Com isso se percebe um grande crescimento da própria associação e da região.

- Nos últimos quatros anos já foi adquirido com renda própria uma câmera fria com capacidade de estocar 16 mil quilos de polpas, um dosador automático e 10 frízeres para a venda das polpas nos supermercados,e vários equipamentos para a fábrica.

-Depois de vários anos de luta, e mantendo a qualidade e higiene, sentimos a necessidade de legalizar os nossos produtos para entrar no mercado, com isso recebemos o apoio técnico e financeiro em parceria com o SEBRAE, assim conseguimos da Secretaria da Agricultura o Registro de 10 Produtos.

-Em maio de 2008, foi aprovado o projeto para a construção de uma casa de farinha financiada pela MISEAN – CARA, através das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, foi construído 338m²de muro e 284m² de área (casa de farinha), uma construção com boa estrutura, com possibilidade de responder aos objetivos previstos: higiene, segurança e qualidade.

- Tivemos a assessoria e acompanhamento da Irmã Rita, na elaboração do projeto e construção da casa de farinha, como contra partida.
-Em vista da casa de farinha tivermos seis cursos administrado e financiado em parceria
com o SEBRAE.

Os cursos foram: Diagnostico - Melhoria de Produção - Campo de Experimento - Ração animal - Culinário - Padronização da Farinha, Boas Práticas de Manipulação de alimentos com a participação em media de 35 pessoas por curso, sendo lavradores (as) das associações vizinhas e da própria associação.
O Paraíso das Polpas e o Paraíso da Mandioca – Casa de Farinha Irmã Rita - tem como objetivo “Resgatar os Valores da Cultura Nordestina”, aproveitando as frutas nativas e regionais, e o cultivo, beneficiamento e industrialização da mandioca.

- Como fruto dos cursos, já tem produtores plantando a mandioca com técnica, antes era plantado 400 pés de mandioca em meio hectare de terra, hoje, já plantam 5.000 pés de mandioca no mesmo tanta de terra.

-A casa de farinha e de polpas já fornece polpas e produtos da mandioca, para uma comunidade Quilombolas, numa cidade vizinha, onde eles fabricam a merenda escalar e vende para o município. Assim estamos vendo que os dois projetos estão espalhando raízes na região,e também fora dela.

- No dia 04 de setembro de 2009, foi inaugurada a Casa de Farinha Irmã Rita - Paraíso da Mandioca, mais uma árvore, fruto da primeira semente.
Com esse histórico queremos mostrar que, com organização dos pequenos, parcerias e colaborações de Pessoas Amigas, ONGS e Poder Público podem dizer com certeza.

”Há uma Esperança para o povo Nordestino. Um Novo Mundo é possível”.